terça-feira, 28 de julho de 2015

Quais os tipos de Arduino



Quais os tipos de Arduíno?????

Como há vários tipos de Arduíno no mercado e já que muitos ficam na duvida sobre qual versão deve comprar, hoje decidimos escrever sobre as características das principais versões existentes, para que você possa escolher o correto para o seu projeto, ou o que mais lhe convém.


Arduíno Uno


A versão UNO hoje em sua terceira geração é a mais conhecida e usada entre os utilizadores desse hardware, pois possui uma configuração básica e normalmente suficiente para um projeto,conta com um microcotrolador Atmel Atmega328 de 8 bit, 32kb de memoria flash e 2kb de ram, operando em ate 20 Mhz, possui  também 14 pinos digitais de 5V estes podem ser de entrada ou saída, 6 entradas analógicas também com 5V, 1 conector DC para alimentação e uma entrada USB tipo B.                 

Esta versão é uma ótima opção para quem esta começando na área pois possui uma boa capacidade de processamento e utiliza a linguagem mais comum deste tipo de hardware, alem de ser simples a utilização de seus periféricos.


Arduíno Mega 2560

A versão Mega é uma das maiores existentes, principalmente na quantidade de portas. Ele possui um microcontrolador ATmega2560, incríveis 54 portas digitais de entrada e saída das quais 15 podem ser usadas como saídas PWM, 16 entradas analógicas e 4 UARTs ( portas seriais ), 256 KB de memoria flash e 8 KB de ram, operando em 16 MHz, com alimentação através de um conector DC e entrada USB tipo B.                                                                                                                                          

A versão Mega 2560 possui uma configuração de hardware bem superior as demais, sua quantidade de portas parece ser suficiente para a maioria das aplicações imagináveis, seria uma boa opção para quem pretende criar um projeto com muitos periféricos e módulos.                                                      


Arduíno Leonardo



A versão Leonardo lançada recentemente possui um microcontrolador Atmel  ATmega32u4, 20 portas digitais podendo 7 ser usadas como PWM e 12 analogicas,32kb de memoria flash, 2.5kb de ram, uma entrada micro USB e um conector DC de 7V-12V , estas características proporcionam ao Leonardo uma maior capacidade de processamento do que o Arduino UNO, mas sua principal diferença é que ele proporciona uma maior facilidade de comunicação com o computador pois o ATmega32u4 oferece comunicação serial UART TTL e CDC fazendo o Arduíno Leonardo aparecer como uma porta virtual para o computador.

A versão possui mais capacidade de processamento do que a versão UNO, portanto podendo ser usado em projetos maiores, mas por ter uma comunicação serial diferente das demais é necessário que o programador tenha conhecimento da linguagem utilizada no leonardo, então é indicado para pessoas que já tem algum conhecimento na área.


Arduíno Ethernet





A versão Ethernet utiliza um microcontrolador ATmega328, 32kb de memoria flash, 2kb de ram, possui uma velocidade de processamento de 16 MHz, entrada para cartão SD, 14 pinos digitais de entrada e saida e 6 pinos analógicos de entrada, porem os pinos 10,11,12 e 13 são reservados para seu principal diferencial, o modulo Ethernet, nesta versão não existe uma porta USB onboard (é necessário utilizar um adaptador).

O Ethernet é uma ótima opção para quem deseja desenvolver um projeto que ocupe pouco espaço e seja necessário utilizar uma comunicação com a internet, porém não poderá ser usado nos projetos que utilizem muitos periféricos, pois tem uma quantidade reduzida de portas.

Arduíno Nano





O Arduíno Nano é a menor versão existente, medindo 1,85 x 4,31 cm porem não perde em processamento, possui um microcontrolador ATmega328, 2kb de ram, 32 kb de memoria flash, alem do tamanho o nano tem outra característica diferente dos demais, possui 14 portas digitais e 8 analógicas todas macho,conexão serial UART TTL que facilita a comunicação com outros equipamentos e ele é alimentado pela porta mini-B USB que possui.

O nano une a facilidade de comunicação com outros dispositivos e dimensões super reduzidas, é uma opção para quem planeja criar um projeto em espaço super reduzido, possui uma linguagem de comunicação serial diferente das demais versões.


Arduíno Due


A versão  Arduíno Due  é a placa com maior capacidade de processamento, baseada em um microcontrolador ARM de 32 bits e 512 Kb de memória totalmente disponível para programas/aplicações. O bootloader já vem gravado de fábrica em uma memória ROM dedicada.Possui 54 portas digitais, das quais 12 podem ser usadas como PWM, e 12 portas analógicas. Possui também 4 chips controladores de portas seriais, conexão USB e conector para alimentação externa.
As ligações desta placa exigem especial atenção pois as portas trabalham à 3.3V, o que pode comprometer o uso dos shields disponíveis no mercado, que geralmente trabalham com 5v.



Arduíno Mega ADK





A versão rArduíno Mega ADK é baseado no ATmega2560, esta placa possui uma conexão USB dedicada à ligação com dispositivos baseados em Android, como telefones celulares. Possui 54 porta digitais, das quais 15 podem ser usadas como PWM, 16 portas analógicas, 4 chips dedicados à comunicação serial, clock de 16 Mhz e conexão ao computador via USB. Também possui conector para alimentação
externa.


Arduíno Por Mini



A versão Arduíno Pro Mini tem Placa compacta, ideal para projetos permanentes e que não necessitem de grande poder de processamento ou constante atualização. O microcontrolador utilizado por esta placa é o ATmega168 que, dependendo da versão da placa, roda à 8 Mhz (placa versão 3.3v) ou 16 Mhz (placa versão 5v).Possui 14 portas digitais, sendo que 6 podem ser usadas como PWM, e 8 portas analógicas. Não possui conexão USB ou conector para alimentação externa. Para comunicação com o computador, pode ser adquirido um módulo USB separadamente, ou utilizada uma placa Arduíno para programação, como mostrado no artigo Programando um Arduíno Pro Mini com Arduíno Uno.


Arduíno Esplora





A versão  Arduíno Esplora é uma placa diferente de todas as outras da família Arduíno, principalmente por possuir diversos sensores na sua construção.Com o formato parecido com o de um controle de videogame (e até pode ser usado como um, dependendo da criatividade do desenvolvedor). Nessa placa vem embutido um buzzer, um joystick, um potenciômetro deslizante, um sensor de temperatura, um acelerômetro, um led RGB, um sensor de luz (LDR), 4 push-buttons e um microfone. Além de tudo isso, ainda possui um soquete para tela LCD.É uma placa indicada para quem deseja aprender Arduíno sem se preocupar muito com eletrônica, uma vez que os componentes já estão embutidos na placa. Assim o usuário pode se concentrar na parte de programação.


Na tabela abaixo, você pode comparar os tipos de Arduino e  suas principais especificações 










Nenhum comentário:

Postar um comentário