segunda-feira, 27 de julho de 2015

Cabeamento





Cabeamento


Uma arte muito importante do sistema de captura de vídeo é a transmissão.Pois de nada adianta ter um excelente DVR e excelente câmera se não houver um meio de envio de imagens bem feito. Meios de transmissão não adequados podem gerar vários problemas,como ruídos na imagem.


Cabo 


Os cabos coaxiais são do tipo de cabeamento mais utilizado em CFTV hoje em dia,apesar de estarem sendo rapidamente substituídos pelos cabos UTP. Nesse tipo de cabeamento cada lance de cabo leva um sinal de câmera por vez . O cabos coaxiais são fabricados em vários modelos,sendo indicado trabalhar com o cabo de 95% de malha,preferencialmente de cobre,para garantir o máximo de blindagem,ou isolamento de sinal. O importante neste tipo de cabeamento é não ultrapassar os 250 metros(máximo) indicado,assim como,lembrar que este é um sistema desbalanceado,ou seja,muito sensível a ruídos.


Par Trançado (rede)


Os cabos de par trançado estão sendo amplamente usados em CFTV associados ao balun de vídeo. Isto se deve ao fato do custo final acabar sendo reduzido,além de ser um sistema balanceado,ou seja,muito menos suscetível a ruídos. Por um cabo de par trançado se consegue passar até quatro câmeras,em um espaço igual ao do cabo coaxial,reduzindo a infra estrutura para 1/4 do tamanho.



Cabo de Fibra Óptica



O cabo de fibra óptica não é afetado por interferências elétricas e não sofre nenhum problema como contato com alta tensão. Pode transmitir sinais de vídeo com eficiência extremamente alta e pode transmitir os sinais por vários quilômetros. Outra vantagem é a largura de banda abundante que permite que vários sinais de vídeo possam ser transmitidos em uma única fibra óptica, além da possibilidade de transmissão simultânea de sinais de telemetria e rede, sinais de controle de movimentadores como pan-tilts e panoramizadores, idealizado para aplicações de redes de speed-domes e sistemas integrados. Um sistema de transmissão por fibra óptica é o mais indicado em aplicações de uma planta industrial ou áreas de risco a interferência e ruído, dada as suas capacidades físicas de imunidade. São disponibilizados ainda equipamentos com dupla via de transmissão, ou seja, pode-se transmitir o sinal de um lado para outro do meio de transmissão. O problema do cabo de fibra óptica é seu custo e a maior dificuldade de instalação.


Wireless


Os dispositivos sem fio, são outra alternativa para a transmissão de sinais de vídeo, tendo um bom desempenho geral em termos de transmissão de sinal. E como principal vantagem a não necessidade de conexão física e passagem de cabos pelo local a ser monitorado. Também possui certas desvantagens básicas que reduzem sua aplicação prática, como o alto custo, os problemas de interferência, ruídos e instabilidade no sinal. Existem no mercado equipamentos de CFTV com o sistema sem fio integrado, porém são sistemas de pequeno porte e normalmente muito simples.  Outros fatores que influem nos sistemas sem fio são a topologia do local, o tipo de construção, outros sistemas residentes, áreas de sombra, necessidade de retransmissores, etc.
Existe ainda algumas outras alternativas, como transmissão via rádio, sinal multiplexado via rede elétrica, entre outros.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário