segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A Automação De Condomínio



A Automação De Condomínio




Especialistas na área recomendam que todos invistam ainda mais na automação para condomínios, por meio da integração dos equipamentos, diminuindo os riscos advindos do fator humano. Inicialmente, é preciso ter um projeto de segurança eletrônica, para depois fazer a sua integração via automação para condomínios . Isso confere, ressalta, maior sofisticação ao sistema, agilidade e eficiência e confunde a ação dos ladrões.

O registro de atos de vandalismo como arrastões em condomínios em todo o Brasil, tem crescido e é necessário fazer alguma coisa.

O cuidado com a segurança dos condomínios deve ser sempre um tema preocupante. Assaltantes se aproveitam de deslizes do esquema de segurança para driblar porteiros, seguranças, zeladores e até mesmo condôminos.



Exemplos de Automação Para Condomínio


Veja abaixo algumas das funcionalidades já existentes no Sistema de Automação de Condomínios:

  • Leitura em tempo real do consumo de água ou gás de cada unidade;
  • Controle do portão de garagem com acionamento sem fio mostrando na tela da portaria a foto do morador e os dados do veículo que está entrando ou saindo,guardando todo o histórico.
  • Medição em tempo real das pressões das tubulações de água bombeada,evitando rompimentos ou falta de abastecimento das unidades;
  • Controle de acesso de funcionários e prestadores de serviço.
  • Cotações de compras de reabastecimento automático,com comparação de preços e indicações dos melhores negócios no momento das compras;
  • Registro das manutenções realizadas nas dependências do condomínio,com o controle,por exemplo,dos prazos da garantia referentes a cada manutenção;
  • Podendo assim ter um maior controle das manutenções realizadas no condomínio.

Interligações 

A primeira grande vantagem que a automação é a segurança de controlar a entrada de pessoas não conhecidas à área interna dos edifícios.Além disso,ela pode gerar economia e também maior agilidade nos acessos de pessoas e veículos.
A Automação para Condomínios,pode interligar os alarmes à iluminação e ao banco de imagens e de dados do controle de acesso,como forma de garantir um alerta automático em caso de invasão de pessoas estranhas.Existe também os softwares de gerenciamento  do acesso de veículos,liberando a sua entrada somente depois do reconhecimento da placa,dispensando o condômino de portar controle remoto ou sua liberação pelo porteiro. Podendo realizar o cadastro de seus visitantes,com fotos,liberando a circulação por meio de uso de credenciais.




Treinando Seu Porteiro


Especialistas apontam,a necessidade de treinamento da equipe de colaboradores,não sem antes implantar uma nova postura comportamental dos condôminos em termos de segurança,pois geralmente o fator humano falha por falta de conscientização dos moradores,sugerindo a eles desenvolver nomes comuns a todo o condomínio,como forma,inclusive,de balizar o trabalho dos funcionários. Se muitas vezes o porteiro é levado,por alguma situação,a abrir os portões,é necessário também além da venda e instalação o treinamento,o que garante a qualidade final da automação para condomínios.


Disfarce De Bandidos e Como Evita-los



Funcionário de concessionárias de serviços público: Alegam ter de fazer reparos dentro de algumas unidades,ou no caso do carteiro,ter de entregar em mãos determinada correspondência.
Como Evitar: Ter automação no condomínio para cadastrar visitas e prestadores de serviço.Pedir crachá com foto.Não permitir a entrada nas unidades se o serviço não foi solicitado pelo morador.

Oficial de justiça ou Advogado: Procuram forçar a entrada no condomínio sem se identificar ou apresentando documentos e identidades falsos.
Como Evitar:  Orientar o porteiro para não mudar os procedimentos de segurança de quem quer que seja.Só permitir a entrada se o marador autorizar.

Banhistas: Geralmente nos litorais,a invasão ocorre com sunga e chinelo,vestimenta bem simples sem aparentar delinquente.
Como Evitar: Com a automação o sistema identifica o condomínio através de foto ou biometria instalados e cadastrados. O porteiro não deve abrir o portão para estranhos antes de obter autorização de uma da unidade a que se dirigem.

O ``Bem vestido´´: (Homem de terno entra a pé pela entrada de pedestres ou pela garagem,quando um morador chegava com seu carro).O porteiro não desconfia de nada porque o homem está bem vestido.Logo em seguida é rendido pelo invasor,que o obriga a abrir o potão para seus comparsas.
Como Evitar: Orientar o porteiro para não mudar os procedimentos de segurança de acordo com as vestimentas das pessoas ou aparência de status social.

O ``Conhecido´´:  Aproveita-se da entrada de uma pessoa no prédio para pegar uma carona no portão aberto dos pedestres,e pra não levantar suspeitas,diz alguma coisa para a pessoa que entrando,parecendo ao porteiro que ambos se conhecem.
Como Evitar: Com o sistema de biometria e CFTV,a entrada só é liberada com o cadastro,pode se utilizar também as catacras e as clausuras.

De Carro: Embicam o carro na garagem e buzinam como ``passageiros´´ de veículos de entrega que entram na garagem.
Como Evitar: O porteiro deve ser extremamente rigoroso na identificação do carro e do motorista,jamais abrir o portão para veículos que não se identificam.


Funcionário de Instituição de Caridade: Caso relatado no Rio. O ladrão tinha uma lista com pessoas que freqüentemente faziam doações a instituições,e anunciou o apartamento e o nome de uma senhora que queria ``visitar´´. A condômina autorizou a entrada e foi assaltada.

Corretor de Imóveis: Bem vestido,em geral num grupo de dois ou três,apresenta-se como corretor de imóveis e diz que vai visitar determinado apartamento.
Como Evitar: Pode deixar autorizado e agendando com a automação de Condomínio o dia a hora e nome de quem for realizar algum serviço,evitando de falsidade em disfarces e controlando o tempo de permanência no local.

Entregador de Encomendas(pizza,flores,cesta café da manhã,etc...):  De dois modos: Diz que vai subir em determinada unidade para entregar e a outra,chamando  o condômino ou empregado para receber e logo após abrir a porta,ser rendido e assaltado.
Como Evitar: Não permitir a subida de empregadores as unidades,em nenhuma hipótese,antes de abrir o portão para receber a encomenda, o porteiro deve confirmar se o respectivo condômino a a aguarda.





3 comentários:

  1. A segurança hoje em dia esta em primeiro lugar. Por isso utilizar o controle de acesso em condomínios vem se tornando uma tenência nas grandes metrópolis

    ResponderExcluir