quarta-feira, 29 de julho de 2015

O Que Preciso Saber Para Instalar CFTV?


O Que Preciso Saber Para Instalar CFTV?


Para poder ter um sistema funcionando perfeitamente não basta somente instalar os equipamentos. Pois se instalar um equipamento onde o cliente terá dificuldade ou rejeição ao usa-lo,isso acarretará a falha do sistema.

Antes de instalar o sistema tem que realizar uma entrevista para identificar a real necessidade do cliente.

Identificando a Necessidade do Cliente

  1. Qual a finalidade do monitoramento?
Nos dias de hoje onde o crime organizado e os assaltos se tornaram uma operação mais bem planejada,sou seja,não é comum um ladrão pular muros,cercas.Com o avanço da tecnologia e de pessoas,os assaltantes entram pela porta da frente de sua casa e quem dirá talvez junto a você.
Esses assaltos onde a pessoa é feita de refém em sua própria moradia e sem ter como avisar policia,porteiro,familiar,está se tornando algo comum nas grandes Capitais e interior também.
Com o Monitoramento essa ação é muita reduzida,afinal existe todo um sistema que pode lhe proporcionar uma noite mais tranquila em sua residencia com seus familiares
  1. Quais Ambientes serão monitorado?

    A importância de definir essas  áreas,pois pode separar algumas áreas que deseja que o porteiro tenha acesso,em caso de acionar um botão de pane onde indica que algo está errado. Área de lazer,onde pode observar de longe as crianças ou até mesmo que cuida delas.Área de serviço e despensa com inúmeras possibilidades de acompanhamento.
  2. Se o ambiente monitorado será interno ou externo?

    O ideal é que se tenha tanto a área externa quanto a área  interna monitorada,dessa forma terá controle total sobre as imagens  lhe proporcionando mais tranquilidade. Podendo também escolher em qual comodo,ou espaço para ter este monitoramento.
  3. Se as câmeras serão expostas ou ocultas?

    Ao definir onde será instalado o material,seu consultor também indicará o melhor material para aquele região,ou seja,caso seja instalado uma câmera na área externa,precisa ser um com adequação para resistir à chuva,sol,etc... No caso de interna uma com uma imagem melhor e acabamento moderno.Lembrando que a luminosidade tanto externa e interna também é um fator importante na hora de escolher o material.Câmeras ocultas são de boa ajuda quando quer confirmar um serviço ou uma prestação de serviço,mesmo não estando presente.
  4. Se deseja ou não a gravação do monitoramento.

    A importância do monitoramento gravado é que pode lhe proporcionar um identificação,quando em furto ou roubo perante as câmeras de segurança instalada.
    Entretanto pode ser sim,instalado câmeras que não tenham essa gravação,inclusive existe câmeras que não filmam. São chamadas de câmeras falsa,que são utilizadas com única intenção de inibir ação criminosa.
  5. E Informar ao cliente sobre a mudança de comportamento!

    Hoje em um sistema bem instado,com equipamentos com perfeito funcionamento,a única forma de ter falhas,é quando o condômino não tem a mudança de comportamento.
    Ao instalar um sistema CFTV,ou biometria,ou porteiro digital,cancela,catraca,qualquer sistema de segurança,todos dentro do condomínio tem que aderir ao novo comportamento. Caso não seja feito,uma pessoa pode colocar as outras em risco.


Definir Pontos de Instalação

Para definir os pontos de instalação leve em consideração o tamanho do ambiente a luminosidade e como será passado o cabeamento.


Definindo o sistema

O sistema de CFTVs podem ser encontrados nos modos digitais ou analógicos. O sistema digital grava as imagens em HD no computador ou no Stand Alone. Já os analógicos não possuem o sistema de gravação a não ser que sejam ligados na televisão e grave por meio de gravador DVD.

Aparelhos Analógicos




                             Aparelho Quad 


Ele é ligado direto na televisão.
Tem entrada para até 4 câmeras.
Não possuem sistema de gravação.
Mostra as imagens na tv em 2 ou 4 canais.
Caso queira grava-las,será preciso um dvd.







Aparelho Sequêncial


Tem entrada para até 8 câmeras e saídas para tv.
Mostra as imagens individual ou sequênciando-as.
As sequências podem ser reguladas.







Aparelhos Digitais



Stand Alone


Atualmente o mais vendido no mercado.
Tem capacidade para até 32 câmeras.
Gravação digital.
Pode se ligar em até 2HD DE 2TB na parte interna.
Possue passagem para ventilização.


Definindo as Câmeras



É fundamental saber qual o tipo de câmera vai utilizar para cada ambiente para ter o máximo de aproveitamento delas. Alguns exemplos abaixo:

Câmera com Infra vermelho:

  • Possue leds em volta da lente;
  • Indicada para visão noturna;
  • Alcance de até 150 metros.

Câmera Profissional

  • Superior a infra vermelho;
  • Tem visão noturna;
  • Pode alcançar até 2 km de distância dependendo da lente;


Câmera Mini
  • São indicadas para ambiente interno;
  • Oferece opção de troca de lentes;
  • Altera o ângulo de visão e distância;
  • Recomenda-se uso de caixas de proteção para área externa;
  • Recomenda-se o uso de DOME para área interna,anti vandalismo.

Se algum porteiro for controlar o sistema de monitoramento é interessante que o rack e o Stand Alone sejam instalado em lugares acessíveis. Caso contrário é indicado que fique protegido.






Um comentário: